You are currently viewing Quanto Custa uma Impressão 3D?

Quanto Custa uma Impressão 3D?

  • Post category:Impressão 3D

Se você chegou aqui é porque já fez essa mesma pergunta, seja por curiosidade ou porque já cogitou contratar o serviço então… Quanto custa uma impressão 3D?

Antes de tratarmos de valores, gostaria de ressaltar a diferença entre uma impressão 2D comum, feita em impressoras jato de tinta ou laser, e uma impressão 3D feita numa impressora 3D de filamento.

Impressão 2D

  1. Ter o ficheiro com que se quer imprimir
  2. Colocar papel na impressora
  3. Verificar os cartuchos de tinta ou tonner
  4. Abrir o ficheiro e dar o comando da impressão
  5. Pronto, já está.

Impressão 3D

  1. Ter um ficheiro em formato de modelo 3D (não é algo que qualquer pessoa consiga fazer sem estudo e prática).
  2. O profissional responsável pela impressão precisará verificar se o modelo está nos padrões de impressão, se não contém buracos ou pontos soltos, e caso acho algo incompatível será preciso corrigí-lo.
  3. Verificar se será preciso cortar a peça para imprimir em partes.
  4. Passar o modelo num software que fará o fatiamento da peça, ou seja, dividirá o modelo em dezenas ou centenas de camadas para que a peça seja impressa de baixo para cima, camada por camada.
  5. Verificar que tipo de filamento melhor se adequa a finalidade da peça que será impressa.
  6. Verificar a resolução necessária para a impressão do objeto.
  7. Verificar se serão precisos suportes de sustentação das partes suspensas, e qual o melhor formato para elas.
  8. Cada verificação feita nos passos anteriores acarreta modificações de diversos outros parâmetros necessários para uma correta impressão.
  9. Dar início a impressão e aguardar que as primeiras camadas sejam impressas para ter certeza que não haverá descolamento da peça junto a mesa de impressão.
  10. Aguardar as demais horas (sim, algumas peças levam mais de 24 horas a imprimir!) de impressão, checando de tempos em tempos se está a correr tudo bem.
  11. Após o fim da impressão retirar a peça da impressora e verificar se tudo correu bem.
  12. Retirar rebarbas.
  13. Realizar o acabamento, colar e pintar, se for necessário.
  14. Fim do processo e entrega ao cliente.

Como pode verificar o processo de impressão 3D é um bocado mais complexo, mais demorado e requer um profissional experiente e dedicado acompanhando todo o processo, do início ao fim.

Mas vamos voltar ao início e responder à pergunta que te levou até aqui: Quanto custa uma impressão 3D? A resposta curta é DEPENDE. Muitos fatores influenciam no processo de composição de preço do produto final, mas para te ajudar a ter uma ideia a impressão de um boneco de 18 cm de altura, como foi Rocket aqui do lado, levou cerca de 12 horas para ser impresso, numa espessura de camada de 0,1 mm. Então contando o custo do profissional, do material de impressão e da energia essa peça saiu para o cliente final ao preço de 20 €. Lembrando que essa impressão não teve acabando de pintura.

Cada impressão vai ter o seu custo específico. Alguns vão ter o mesmo tamanho e preços diferentes, pois um deles precisou de alterações do ficheiro inicial e mais tempo do profissional envolvido. Outros serão maiores, entretanto mais baratos, pois eram mais fáceis de imprimir.

Quanto Custa uma Impressão 3D?

Quer saber quanto vai custar a impressão do seu modelo? Entre em contacto conosco ou nos envie o ficheiro por aqui que faremos um orçamento grátis!

Deixe uma resposta