You are currently viewing Tipos de Filamentos para Impressão 3D

Tipos de Filamentos para Impressão 3D

  • Post category:Diversos

Um dos tipos de impressão 3D, e o mais comum, é a impressão FDM (Fused Deposition Modeling) ou Fabricação com Filamento Fundido. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre os tipos de filamento e quais nós usamos com mais frequência.

Dentre os tipos de filamentos usados para impressão 3D do tipo FDM, os que nós mais usamos são:

ABS (Acrylonitrile Butadiene Styrene)

É um filamento derivado do petróleo e por isso tóxico. Libera gases nocivos durante a impressão que devem ser evitados. Resiste a altas temperaturas e a impactos. Não pode ser utilizado para produção de obejtos que tenham contacto com alimentos. Tem visual opaco e é solúvel a acetona pura.

O uso do ABS na produção de peças deixa um ótimo aspeto, porém é mais trabalhosa, visto que o material tem a tendência de contraír com se resfria, o que resultas em pontas empenadas algumas vezes.

Tipos de Filamentos para Impressão 3D

PLA (Polylactic Acid)

É um filamento de orígem biológica, obtido a partir de recursos renováveis. Não é tóxico e pode ser usado para quase todo tipo de impressão. Por não se contrair ao resfriar, pode ser usado facilmente em impressões grandes, sem maiores riscos.

O PLA é muito resistente a impactos, entretanto não aguenta deformações. Em relação a temperatura, não deve ser usado para objetos que fiquem expostos a temperaturas acima de 55º ou expostos ao sol.

Tipos de Filamentos para Impressão 3D

PETG (Polyethylene Terephthalate + Glicol)

O PETG é uma mistura do PET(Polyethylene terephthalate) com o Glicol e tem como base o mesmo material usado nas famosas garrafas PET dos refrigerantes, por exemplo.

O PETG é o mais resistente de todos. Tanto absorve impactos, como aceita deformações sem se partir. Não é tóxico e é o mais aconselhado para uso em produtos domésticos. Tem textura brilhosa, mas é de facil lixamento. Não reduz de tamanho ao resfriar e isso é bom.

Pelas suas caracteristicas é uma ótima escolha para quase tudo, incluindo peças mecânicas que exigem maior resistência.

TPU (Poliuretano termoplástico)

O TPU é o tipo de filamento flexível mais comum. A sua alta durabilidade, resistência a abrasão, riscos, óleo e graxa  fazem com que este filamento seja altamente utilizado na industria automobilística, mas também o encontramos em artigos esportivos e outros peças flexíveis, como capas de telemóvel.

Nós utilizamos um filamento específico para cada tipo de peça produzida. Se for uma peça decorativa que não requer tração, podemos usar PLA. Se for algo mais detalhado e de tamanho não muito grande, o ABS ficaria melhor. Se for uma peça mecânica o PETG ou TPU. Tudo vai depender de um estudo prévio na peça para averiguarmos o tamanho, nível de detalhes, preenchimento, resistividade, dentre outras características.

Deixe uma resposta