You are currently viewing A Arte de construir objetos ÚNICOS

A Arte de construir objetos ÚNICOS

  • Post category:Impressão 3D

Quem não imaginou que no futuro poderíamos transformar algo abstrato em concreto… E assim surgiu a impressora 3D para CONCRETIZAR o que nos era apenas imaginável.

Através de camadas, as peças criam formas e nos permitem produzir objetos que agregam de forma personificada, diversos ramos como o da medicina, odontologia, moda, automobilismo e decoração. Isso faz da impressão 3D a arte de construir objetos únicos.

Medicida 3D

O ramo da medicina, sedento de possibilidades que melhorem a vida dos indivíduos, viu a tecnologia da impressão 3D como um grande aliado e a utiliza como por exemplo na impressão de próteses de baixo custo, implantes de crânio, criação de tecidos e órgãos. Em cirurgias mais complexas é assim possível a impressão de “biomodelos”, partes semelhantes às que irão sofrer intervenção, para seu estudo detalhado, a fim de obter melhores resultados cirúrgicos. Esse tipo de procedimento, bem como a impressão de células cancerígenas para pesquisa, promete revolucionar as ciências médicas.

Na odontologia por sua vez, essa técnica é muito utilizada na produção de restaurações, próteses, alinhadores, moldes para estudos pré-cirúrgicos e os chamados “mockups”, peças de teste para o paciente verificar se a prótese ficou como desejada.

No universo da Moda pode-se dar asas á imaginação, modelar através dos softwares e fazer nascer ali um objeto único de design próprio. Permite ao estilista criar a peça, analisá-la após impressão e se preciso aperfeiçoá-la antes de seu fabrico.

As prototipagens na área do automobilismo vieram reduzir o tempo de criação e execução dos projetos pelos engenheiros. A agilidade com que são impressos os protótipos das peças, proporciona o aumento no desenvolvimento de novos produtos e veículos.

Automobilismo 3D

Na decoração de ambientes, a criação de objetos das mais variadas formas, texturas e cores, viabiliza a customização, um toque exclusivo e muitas vezes pessoal. Possibilitando que uma lembrança seja eternizada em forma de um objeto decorativo.

Deste modo, o grande “pulo do gato” dessa tecnologia está na produção do ÚNICO, do exclusivo.

A Arte de Construir objetos Unicos

Deixe um comentário